Cobrir o piso

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
aliperti
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Jul 2015, 10:22

Cobrir o piso

Mensagem por aliperti » 13 Jul 2015, 19:56

Hoje fiquei muito satisfeito por ter conseguido costurar e emendar com 4 fotos horizontais e sem inclinar a câmera, as laterais e o teto, graças a um tutorial do Cartola tosco (como ele mesmo define), porém, eficiente :)
Mas, como o buraco é mais embaixo, lá ficou ele.
Como eu faço para acrescentar e costurar posteriormente o piso? É na unha?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cobrir o piso

Mensagem por cartola » 15 Jul 2015, 09:24

Oi Aliperti,

pode ser de várias maneiras. Você está usando o PTGui ou o Hugin? Pergunto por que eu não tenho o PTGui e o tutorial que mencionou foi feito no Hugin.

A sugestão de usar primeiro as fotos horizontais apenas e depois as demais é empírica. Na prática, com os conjuntos de camera+lente+cabeça que eu usava e nas cenas que eu fotografava eu tive mais sucesso costurando assim. Da mesma maneira, pelo que experimentei na prática, todos esses fatores (tipo de cena, elementos da cena, câmera, lente, forma de fotografar) mudam um pouco a forma de se costurar e aumentam ou diminuem as chances de sucesso de uma costura automática pela ferramenta, na qual não precisaríamos "meter a unha", rs.

Um passo a passo pra cobrir o nadir daquela mesma foto no Hugin seria esse:

1. Nadir arrastando imagem extra com máscaras
Esse nadir dá pra cobrir todo reaproveitando um pedaço de uma das outras fotos.

- Carregue mais uma vez uma foto já usada e que tenha chão ali perto. Eu preferiria uma das laterais do teatro.
- Crie uma máscara nessa foto pra deixar só a parte do chão aparecendo, esconda todo o resto da foto
- Na pré-visualização rápida, vá na aba Mover/Arrastar
- Escolha o modo de arrasto Normal, individual
- Nos números das fotos (ao lado dos botões Todas e Nenhum) selecione (marcando o quadradinho) apenas a foto que você mascarou
- Arraste, num primeiro momento apenas na horizontal (não tem problema se escapar um pouco), a foto para o local onde a cópia original dela se encontra
- Num segundo arrasto, arraste ela para baixo até cobrir o buraco que ficou no nadir

Notas:
- Não precisa ponto de controle nenhum, o lance é usar a parte da foto que tem carpete pra cobrir o pedaço que falta. Como carpete é carpete em qualquer lugar, isso não vai gerar erros visíveis. Não há linhas geométricas ali que precisem se encaixar.
- O primeiro arrasto, botando a imagem no lugar da que a cópia dela está formalmente vai ajudar a deixar esse "remendo" do carpete com a luz incidindo pelo mesmo lado e com cores mais parecidas. Pode dar errado ainda, mas tentando é que vai se ver.

2. Nadir ou zênite costurando as imagens certinho
Outra opção é costurar certinho, colocando as imagens tiradas dessas partes exatamente onde devem estar. Essa costura serviria também para o chão em caso de haver linhas geométricas lá que precisem estar no lugar certo, diferente do carpete da cena do tutorial.

Em resumo basta adicionar as imagens dessas partes e repetir o processo do tutorial. Essas imagens poderiam ter sido inseridas diretamente junto com as outras, desde o início. Isso, porém, poderia causar erros na costura que um iniciante teria mais dificuldades de acertar sem conhecer os conceitos e a ferramenta. Eu tentei aqui a costura automática pela interface Simples do Hugin adicionando as duas fotos faltantes. Ele conseguiu costurar certinho a zênite, mas a nadir não, aí tem que partir "pra unha" :)

- Carregue as imagens nadir e zênite na aba Fotos
- Trabalhe em uma de cada vez, primeiro criando pontos de controle entre a imagem nadir e as da horizontal, selecionando duas de cada vez, a nadir e outra (ou a zênite e outra)
- Otimize na sequência sugerida no tutorial

Mesmo costurando direito, como o nadir tem a "vantagem" de não ter linhas geométricas e como foi feito com chance de erro no posicionamento, eu recomendaria mascarar tudo o que não é carpete pra deixar o software colocar apenas carpete e apenas sobre o buraco.

Infelizmente a imagem do nadir dessa sequência ainda deixará buraco, pois foi feita com o tripé deslocado para o lado e ele ainda deixou partes das pernas onde antes também haviam suas pernas, mantendo o buraco. Não tem como escapar de clonar partes da foto pra tapar ali, seja usando o primeiro método que sugeri no próprio costurador, seja transformando a imagem em cúbica pra tapar ali. É possível também tratar esse nadir diretamente na equirretangular, inclinando ela 90°, gerando uma equirretangular, acertando num editor (GIMP ou PS por exemplo) e fazendo o processo inverso, mas isso já é outro tutorial... esse negócio dá pano pra manga...

Abs, Cartola.

maxbritojp
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Nov 2015, 14:11
Contato:

Re: Cobrir o piso

Mensagem por maxbritojp » 12 Nov 2015, 14:15

Poderia enviar umas imagens para você tentar montar e ver no que estou errando? porque também não estou conseguindo montar o piso e o teto (as duas fotos finais, uma pra baixo e uma pra cima) :'/

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cobrir o piso

Mensagem por cartola » 12 Nov 2015, 14:23

Rapaz, eu não vou ter tempo de tentar isso esses dias, mas pode mandar, de repente disponibiliza num link e posta aqui, de repente outro colega pode te ajudar também.

Abs, Cartola.

Responder