Software para Tour Virtual?

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Software para Tour Virtual?

Mensagem por Blum » 23 Mai 2012, 11:11

Bom dia Cartola & Cia,

para publicar/gerar/transformar a imagem equiretangular final em formato de Tour Virtual (Flash, Html, etc) qual o melhor software?
Eu conheço o krpano, tourweaver (easypano) e Kolor.
Tenho verba disponível para investir em um software deste, mas gostaria de opnioes antes de efetuar a compra.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Software para Tour Virtual?

Mensagem por cartola » 23 Mai 2012, 14:27

Oi Blum,

realmente existem várias opções. Por um bom tempo eu usei o Salado Player, que é gratuito, em flash. Depois de um tempo optei pelo krpano, que é mais flexível, tem mais recursos, mas também é baseado em configurações em xml, como o Salado Player. Acho que essa é uma característica que pode tornar ambos pouco acessíveis a alguns fotógrafos.

O krpano é usado pelo Panotour Pro e demais ferramentas da http://www.kolor.com, mas a interface gráfica não chega a oferecer todas as possibilidades que a configuração dos arquivos xml oferecem.

Veja aqui nessa página do wiki do panotools uma lista de vários visualizadores disponíveis. Já ouvi falar bem do Pano2VR, que é configurável também numa interface amigável.

Neste site é possível ainda comparar vários deles na prática: http://www.panoramaphotographer.com/comparisons/

É também relevante saber usar bem cada ferramenta. Muitas ferramentas, como o krpano e o Salado Player, podem mostrar seu panorama aos poucos se você usar um formato com cubos para zoom progressivo. O software pega sua imagem e a quebra em projeções cúbicas, mas gera ainda vários cubos com resoluções progressivamente melhores. Na hora que o usuário entra ele acessa o cubo com a pior resolução e à medida que dá zoom as imagens são trocadas pelas das melhores resoluções. Podemos comparar isso ao google maps ou ao google earth. Ambos te apresentam o mapa do mundo inteiro. Se você tivesse que baixar o mapa do planeta com a resolução final que eles tem, você provavelmente teria que passar alguns dias esperando o download acabar. Eles quebram a imagem em quadrados e em resoluções diferentes e o navegador só vai baixando as com maior resolução a medida que você dá o zoom.

Outra coisa interessante é usar uma imagem de preview, que o krpano por exemplo usa. Essa imagem é pequena e já entra logo, antes da carga dos primeiros cubos. Já dá uma visão inicial ao usuário de como é a cena. Uma opção interessante inclusive é usar um preview em PB, como já comentado aqui no fórum. Não só o PB te permitirá uma maior resolução num mesmo tamanho de arquivo como dá um efeito visual bem interessante.

Antes de publicar, porém, você pode visualizar a navegação da foto no seu computador. Pra isso em geral gosto de usar o Panini ou o DevalVR. Ambos são gratuitos e não servem para publicar a foto, apenas para visualização local. Eles estão lá no wiki do panotools na seção de visualizadores standalone. Eu gosto muito do Panini por que:
  • ele é multi-plataforma (rodo no windows, FreeBSD e Linux e tem pra Mac)
  • abre diversos tipos de arquivo, como equirretangular e faces de cubo
  • pode gerar imagens da visualização atual
  • você pode distorcer a projeção ao visualizar a imagem
Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Software para Tour Virtual?

Mensagem por RAEvangelista » 24 Nov 2016, 21:56

Blum escreveu:Bom dia Cartola & Cia,

para publicar/gerar/transformar a imagem equiretangular final em formato de Tour Virtual (Flash, Html, etc) qual o melhor software?
Eu conheço o krpano, tourweaver (easypano) e Kolor.
Tenho verba disponível para investir em um software deste, mas gostaria de opnioes antes de efetuar a compra.

Boa noite. Qual desses você optou amigo? Estou olhando esse tourweaver (easypano) e vi também que eles tem o Panoweaver que está na versão 9, mas fiquei bem na duvida, estou nessa fase que vc estava em 2012, escolhendo com qual trabalhar. Agradeço ajuda.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Software para Tour Virtual?

Mensagem por cartola » 25 Nov 2016, 07:54

Lembrando também que tem a opção do Marzipano

Abs, Cartola.

Responder