Aprendendo a usar o Krpano

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por Luis Padilha » 09 Set 2014, 23:33

Caro Cartola e demais,
Uso o Pano2VR mas sempre achei que o Krpano é melhor, tendo em vista que grandes panoramistas sempre usam esse programa. Estou bem decidido a tentar usar o Krpano e andei lendo aquele tutorial inicial e fiquei bem impressionado porque me pareceu que o programa já faz tudo pra você, basta arrastar as imagens pra cima dos modelos. Pergunto a vocês: é fácil como demonstrado ali ou existe muita dificuldade? Adianto que não sei programar, por isso qualquer modificação que fizer no arquivo xml vai ter que ser receita de bolo. Toda essa minha preocupação é porque estou com um trabalho bom em vista e quero realmente dar uma qualidade mais profissional na apresentação das panorâmicas, gerando arquivos para site e dispositivos móveis. Qual é o melhor lugar para ler sobre o funcionamento do programa? No próprio site?
Vou precisar fazer tour virtual para site e dispositivos móveis , neste caso qual produto é o mais indicado? krpano License ou Kolor's Panotour Pro? Qual seria a diferença entre os dois? Parece que o Kolor´s Panotour Pro é muito mais completo, mas não quero comprar canhão pra matar passarinho.
Ficaria muito grato pelos esclarecimentos.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 10 Set 2014, 08:00

Oi Luis,

eu realmente acho o krpano atualmente o mais completo e poderoso dentre os que conheço. Pra aprender sobre ele pode ser pelo site ou pelos exemplos que vem com ele, mas ele sozinho realmente vai te dar só alguns modelos básicos de publicação e mexer no XML ou vai te permitir fazer só coisas muito básicas ou já vai começar a ser trabalho de programação.

O Panotour não é um canhão, ele é a interface gráfica do krpano. A intenção dele é justamente permitir que quem não sabe de programação possa usar o que o krpano oferece, mas como já comentei aqui em outros posts, não tem como os caras te darem todas as possibilidades possíveis do krpano numa interface gráfica. Por outro lado, mesmo pra quem sabe programar, se for pra fazer o que o Panotour faz, possivelmente vai ser mais rápido fazer com ele do que programando nos XML. Isso significa que ele vai te dar também mais produtividade, o que é importante pra um uso comercial.

Agora, se é pra comprar pra usar só pra um trabalho aí também não sei se vale a pena. Talvez pudesse considerar a terceirização dessa montagem e publicação.

Abs, Cartola.

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por Luis Padilha » 12 Set 2014, 09:17

Cartola,
Excelente, muito obrigado. Vou baixar o demo e começar a brincar um pouco. Acho que por aqui já vou achar algumas coisas nos posts.
A princípio a intenção é comprar porque o trabalho é grande e o retorno financeiro possibilitará isso.
Vamos nos falando. Por enquanto muito obrigado.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por rafael_mota » 20 Fev 2017, 15:03

retratando esse tópico a vida, uma curiosidade sobre o Mapa alguém já fez, algo para mobile em que a imagem seja redimensionara pela largura da tela ? poderiam dar idéia.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 20 Fev 2017, 15:44

Oi Rafael,

não sei se entendi a pergunta. Redimensionar que imagem?

O krpano te permite obter a largura e altura atual da tela utilizada (mobile ou não) e permite definir tamanhos de objetos como hotspots e plugins. Dito isso é perfeitamente possível definir tamanhos em função da tela desde que se programe essa lógica. Existe também um evento (não lembro o nome - onresize talvez) que pode disparar a lógica que muda os tamanhos no caso da tela mudar de tamanho. A mudança de tamanho da tela é mais comum do que imaginamos. Ao maximizar a tela muda de tamanho, ao girar o aparelho também muda (troca largura e altura) e no desktop também a janela pode ser maximizada ou ocupar apenas parte da tela.

Abs, Cartola.

Onlyeliu
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2019, 17:54

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por Onlyeliu » 16 Jan 2019, 09:11

Cartola, bom dia!

Trabalho numa imobiliária e estou começando a usar o Krpano. Como não entendo de programação, estou fazendo trabalhos bem básicos, na realidade apenas o passeio virtual e publicação no meu site. Tenho várias dúvidas, mas vou começar aos poucos. Na medida do possível, apreciaria se pudesse me esclarecer a diferença entre os droplets:

MAKE PANO (Flat)
MAKE PANO (Multires)
MAKE PANO (Normal)
MAKE VTOUR (MULTIRES)
MAKE VTOUR (NORMAL)
MAKE VTOUR (VR-OPT)

PS: estou usando a opção MAKE VTOUR (NORMAL)

Obrigado pelo apoio!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 16 Jan 2019, 10:30

Oi Onlyellu,

A diferença dos MAKE PANO pros MAKE VTOUR é que os primeiros vão trabalhar só com uma foto e os VTOUR vão fazer tours virtuais, em geral compostos por várias fotos (mas nada te impede de jogar só uma foto neles também).

Flat - foto plana, não esférica. Pode jogar uma foto comum ali ou uma panorâmica parcial. O espaço não ocupado pela foto vai ficar preto na navegação panorâmica.
Multires - vai criar multi-resolução. Vai criar fotos com menos resolução que as originais que você jogar e parti-las em quadrados pequenos, fazendo com que o usuário só precise carregar a resolução que estiver acessando e só da parte pra qual está olhando. É o que eu prefiro por padrão.
Normal - que não é multi-resolução. Vai usar a foto original que você colocar. Pode preferir esse modo se sua foto já não for muito grande. Pode usar, por exemplo, se estiver usando fotos de uma câmera 360 como a Samsung Gear, Ricoh Theta, Insta 360 ou outras que fazem fotos com baixa resolução.
VR-OPT - Não sei afirmar, mas pelo nome parece que com isso ele vai possibilitar a opção de navegação VR (Virtual Reality), apresentando o botão pra entrar nesse modo. Eu costumo usar o VTOUR MULTIRES e edito o XML pra habilitar o botão VR, por isso imagino que esse droplet seja pra fazer isso direto.

Abs, Cartola!

Onlyeliu
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2019, 17:54

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por Onlyeliu » 16 Jan 2019, 11:25

Perfeito Cartola, obrigado!

Última dúvida do dia, prometo: como eu disse, não entendo de programação. Por isso, pensei em usar o Panotour para incrementar o meu tour virtual. Com ele eu conseguiria alterar as imagens dos hotspots (em substituição àqueles setinhas básicas do Krpano), inserir aquele tipo de hotspot que ao ser clicado abre uma imagem, vídeo, caixa de texto, etc? Ou esses são recursos mais complexos e que só podem ser executados através de programação dos xml?

Novamente obrigado pelo apoio!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aprendendo a usar o Krpano

Mensagem por cartola » 16 Jan 2019, 19:30

Pode usar o Panotour, essas coisas aí são básicas, programar só precisa se quiser fazer alguma coisa muito diferente. Se já tem a licença do krpano tenta conversar com eles pra ver se consegue o Panotour com desconto, pq ele já inclui também uma licença do krpano.

Eu não optei pelo Panotour pq sou analista de sistemas, então pra mim é tranquilo, mas confesso que de vez em quando fico pensando em fazer as coisas de forma mais prática até penso no Panotour como opção.

Abs, Cartola.

Responder