Extensor de Lente

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

Extensor de Lente

Mensagem por whayner » 29 Mai 2013, 11:09

Olá, tenho uma Canon T2i, e uma lente 18-55.
Para fazer uns teste de fotos 360 comprei um extensor, pensando que funcionaria normalmente.
O extensor é 021x Digital King Fish Eye.

A foto realmente abre, como uma fisheye, mas o PTGui, que eu uso, não reconhece a imagem como uma Fisheye, somente como a 18-55 mesmo, com sua respectiva abertura. Não fazendo assim a ligação dos pontos.

Sabem se existe alguma forma de fazer as fotos 360 com esse extensor?

Obrigado!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Extensor de Lente

Mensagem por cartola » 29 Mai 2013, 12:46

Oi Whayner,

você tem que reconfigurar a lente no PTGui. Ele vai reconhecer o que vem na informação do arquivo, no EXIF, que é o que a câmera grava na foto. Como a máquina reconhece a lente 18-55 ela grava essa informação na imagem. Assim como é possível fazer panoramas com imagens de câmeras que não gravam isso, e você tem que especificar os parâmetros da lente, é possível fazer semelhante nesse caso.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Extensor de Lente

Mensagem por cartola » 29 Mai 2013, 15:10

Whayner,

complementando a resposta, mesmo entendendo que a lente é uma 18-55 sem a lente adicional o programa poderá chegar num bom resultado. Sugiro que pegue uma horizontal de fotos e tente montar. Com a horizontal completa fechada o programa sabe que as fotos tem que fechar em 180º (desde que ele ache os pontos de controle fechando o círculo). Com isso ao otimizar o valor do hfov ele o ajustará de modo a corrigir a informação da lente.

Se isso der certo o ideal é salvar esses parâmetros da lente, de modo que possa, ao usar o conjunto novamente, ler direto a informação mais correta, principalmente se for montar panorâmicas parciais.

No Hugin nesse caso aí eu já preveria um problema: a configuração do tipo de lente. Mesmo fazendo isso que sugeri aqui talvez você tenha que, manualmente, dizer pro programa que agora está usando uma fish-eye, ou ele não corrigirá corretamente as distorções, pois pensará, pela informação que recebe inicialmente, que é uma lente retilinear.

Abs, Cartola.

whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

Re: Extensor de Lente

Mensagem por whayner » 31 Mai 2013, 10:36

Não ta dando certo.. ja tentei de todas as formas.... :(

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Extensor de Lente

Mensagem por cartola » 31 Mai 2013, 10:53

Oi Whayner,

realmente não tenho como te ajudar no detalhe sem ter as imagens e o PTGui. O que posso fazer é gravar um vídeo do que faço em situações semelhantes. Eu passei muito por isso pois tinha uma lente Opteka 6.5mm que também não era reconhecida pelo Hugin, pois ela era toda manual, então não passava seus dados para a câmera.

Se preferir disponibilize suas imagens (pode ser em baixa), bastando as que compuserem uma linha horizontal fechada (360º) e eu faço aqui no Hugin gravando um vídeo da tela pra você ver. Não sei se o PTGui consegue ler o arquivo dos parâmetros de lente que o Hugin salva, mas se o fizer posso salvar pra você quando terminar, daí você não sai do programa que já conhece.

Pode testar com esse arquivo aqui, que é o da lente Opteka 6.5mm num sensor Canon APS-C: não vai servir pra sua lente, mas serve pra testar se o PTGui consegue ler.

Abs, Cartola.

whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

Re: Extensor de Lente

Mensagem por whayner » 31 Mai 2013, 12:28

É, fiz o teste, mas o PTGui não reconhece esse arquivo de configuração (ou eu que não consegui fazer)... seguem as imagens, conforme pediu, se tiver algum erro no clique também aceito a orientação, pois é a primeira vez que tento essa façanha, rsrs.
Já utilizei o Hugin também, portanto se conseguir algum resultado nele estarei satisfeito da mesma forma.

http://whaynerfabian.com/web.zip

Mais uma vez obrigado.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Extensor de Lente

Mensagem por cartola » 01 Jun 2013, 09:56

Oi Whayner,

vi lá suas imagens. Não tem jeito não, pra essas aí tem que fazer a costura manual. Algumas coisas que poderiam ter tornado o trabalho mais simples e talvez viabilizado a junção automática:
  • Usar exposição manual e regular (sempre a mesma)
    Não sei exatamente como você tirou as fotos, mas o ideal é sempre usar um ISO baixo e diafragma (F) mais fechado. Em situações de pouca luz, aumente o tempo de exposição, principalmente se a cena permitir e essa cena, sem movimento, permite.
  • Aumentar a sobreposição entre as imagens
    Eu tentaria fazer pelo menos 5 fotos pra cobrir a horizontal
  • Não use flash
    Pra usar flash pra panorâmicas o ideal seria que ele estivesse fora da máquina, sempre na mesma posição e talvez até que fossem vários. Numa cena como essa, sem movimento, não tem por que usar flash, aumente o tempo de exposição.
  • Aumente o zoom da lente original
    Pra dar melhor qualidade na imagem final você poderia dar mais zoom ao invés de deixar a bola preta no centro do frame. Tenho uma lente 8-15mm que deixa a bola nos 8mm e sempre prefiro usar nos 15mm. Tem que emendar mais fotos, mas não chega a ser um problema. Além disso essa sua lente tem uma distorção muito forte na borda.
Bom, acho que o que me lembro é isso. Fiz um vídeo do stitch das imagens: E aqui segue o arquivo do Hugin.
arquivo_hugin.zip
(1.36 KiB) Baixado 217 vezes
No vídeo faltou sugerir que salve a lente para uso futuro. Vai na aba "Câmera e Lente" e clica em "Salvar Lente". Vai gerar um arquivo INI como aquele que te passei, daí é só ler ele antes de uma próxima costura. Só que se mudar o zoom da lente, saindo dos 18mm, estará mudando a lente e terá que salvar outro arquivo pra tal medida.

Abs, Cartola.

whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

Re: Extensor de Lente

Mensagem por whayner » 01 Jun 2013, 10:48

Muito bom Cartola!! Vídeo excelente, muito bem explicado. E o melhor de tudo, agora percebo as falhas do momento do clique. Esse quarto foi apenas um teste para um projeto que estou prospectando, portanto ainda tenho tempo para estudar bastante antes de colocar em atividade. Mas quero agradecer muito mesmo todo o esforço. Vou continuar os testes e postar aqui o resultado, ou novas dúvidas. Muito obrigado mesmo!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Extensor de Lente

Mensagem por cartola » 04 Jun 2013, 22:34

Whayner,

cometi um deslize grave no tutorial: faltou a correta classificação do tipo de lente. Compare o resultado final do vídeo com esse que mando aqui. Ao usar uma lente olho de peixe é fundamental dizer pro Hugin que a lente é desse tipo e lá no vídeo eu a deixei como uma lente "Retilinear". Isso não permite a correta correção das distorções. Veja aqui como ficou o resultado final simplesmente fazendo isso (lá na aba Câmera e Lente, acima de onde defini o ângulo, onde aparece "Retilinear") e reotimizando (y, p, r, v, b) uma única vez:
video01-3.jpg
Botei o teto de quebra.

Compare com o que gerei antes ao fazer o vídeo:
video01.jpg
Segue também o novo arquivo do Hugin alterado com isso.
video01-fisheye.zip
(1.49 KiB) Baixado 237 vezes
Esse erro é chatíssimo. Nem sei como consegui fazer a costura sem essa configuração correta da lente. Em algumas ocasiões já perdi literalmente HORAS por causa dessa aparente bobagem sem conseguir juntar direito até ver que tinha esquecido dessa meleca. Acho que fazia tempo que não esquecia, então esqueci de lembrar... o pior é que o vídeo ficou bom mas com essa falha...

Abs, Cartola.

whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

Re: Extensor de Lente

Mensagem por whayner » 05 Jun 2013, 01:03

Muito obrigado!! Vou continuar trabalhando nesse projeto também!!

Responder