Cabeça Panorâmica Artesanal

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cabeça Panorâmica Artesanal

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 01:42

Pessoal,

depois de construir dois modelos de cabeças panorâmicas e fazer algumas fotos com elas amadureci o projeto na minha cabeça. Minha veia professor pardal não sossega.

Aqui algumas fotos do primeiro projeto
E aqui algumas do segundo

Andei iniciando o projeto um mais maduro, já com base nas experiências anteriores. Antes tentei fazer sempre projetos de cabeças ajustáveis e vi que isso é besteira. Claro que a manfrotto e a nodal ninja tem que fazer cabeças ajustáveis, mas na prática a maioria dos fotógrafos vai usar se muito um par de lentes pra fazer panorâmicas, com raras exceções. Isso permite usar cabeças panorâmicas fixas e simplifica muito o projeto.

Comecei então a rascunhar a ideia lá no meu blog. Minha ideia era então fabricar mais um modelo tentando usar peças e ferramentas simples, de modo que mais pessoas pudessem executar. Eu ia ainda filmar a confecção, mas acabei negociando com um colega, que comprou a bichinha e tinha pressa. Devo despachar pra ele amanhã. Ele está aqui no fórum e espero que possa validar a cabeça na prática, embora eu já tenha testado aqui e tenha certeza de que está ótima.

Bom, visto o projeto teórico e carente de detalhes, peguei com ele as medidas A e B, que bateram com a base de dados do wiki do panotools para uma 7D e Sigma 8mm. Fiz a cabeça ontem à noite. seguem as fotos (clique pra ver outras):



Acabei não fazendo a coisa com ferramentas tão simples. Fiz roscas na base de ferro e no braço de alumínio e imagino que não é todo mundo que tem instrumentos pra rosquear metal, mas daria pra usar apenas porcas borboleta. Alguns detalhes ainda não sei como fazer sem uma micro-retífica, mas estou estudando pra deixar a ponto de uma furadeira comum resolver.

De qualquer forma achei o resultado ótimo: leve, robusto, firme e simples. Tô querendo uma pra mim, as minhas são enormes :)

Vou aos poucos aprimorando o tutorial pra deixar a coisa mais ao alcance de mais pessoas.

Abraços, Cartola.

fabio nunes
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:09

Re: Cabeça Panorâmica Artesanal

Mensagem por fabio nunes » 25 Jul 2012, 13:58

muito legal gostei muito da ideia parabens

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Cabeça Panorâmica Artesanal

Mensagem por Blum » 25 Jul 2012, 15:52

cartola escreveu: Eu ia ainda filmar a confecção, mas acabei negociando com um colega, que comprou a bichinha e tinha pressa. Devo despachar pra ele amanhã. Ele está aqui no fórum e espero que possa validar a cabeça na prática, embora eu já tenha testado aqui e tenha certeza de que está ótima.
É Cartola, eu realmente estava com pressa. rs
E foi uma mão na roda, resolveu meu problemas de parallax. Usamos ela quase que diariamente.
Posso adiantar aos colegas do fórum, que, se tiverem tempo e paciência construam como você fez, ou comprem. :lol: :lol:
Na prática aprendi que é uma peça mais do que essencial, agiliza muito o processo.

Obrigado pela força.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panorâmica Artesanal

Mensagem por cartola » 26 Jul 2012, 07:42

Blum escreveu: Na prática aprendi que é uma peça mais do que essencial, agiliza muito o processo.
É, eu levei alguns anos (ok, como hobby a gente vai tentando e desistindo, não tinha nenhuma necessidade profissional) pra descobrir isso. Acho que é uma das dicas mais importantes pro iniciante que ainda não consegue perceber que pras panorâmicas esféricas uma cabeça panorâmica (comercial, feita em casa, qualquer uma) faz MUUUUITA diferença.

As primeiras esféricas que consegui montar foram ainda sem uma, mas tive que ser muito persistente pra conseguir fazê-las e dar a sorte de terem sido situações favoráveis, caso contrário talvez não tivesse conseguido.

Obrigado pelo depoimento Blum! E se puder e quiser divulgar o trabalho, poste na galeria!

Abraços, Cartola!

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Cabeça Panorâmica Artesanal

Mensagem por vivafloresta » 06 Set 2012, 23:22

Eu fiz uma dessas, mais simples, de acrílico, e funciuna que é uma beleza. Tanto é que me roubaram o prmeiro protótipo. Vou achar uma foro dela aqui e ja coloco....
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panorâmica Artesanal

Mensagem por cartola » 07 Set 2012, 09:30

Legal Thiago! Eu já vi uma de acrílico transparente uma vez na internet. Ainda era bonitona, rs. Não consegui achar agora. Tem uma página no wiki do panotools com muitos modelos caseiros:

http://wiki.panotools.org/Heads#Self_made

Tem desde os mais simples até uns mais complexos. Vejam esse aqui, em metal, onde o cara arrumou uma forma criativa de fazer a cabeça regulável - bom pros casos em que você não sabe ainda onde é o ponto nodal de sua câmera:

http://www.trozzreaxxion.net/misc/panor ... orama.html

Tudo bem que a regulagem não é rápida, mas é regulável. Gostei da ideia por que na maioria dos casos é muito difícil fazer um corte no metal pra viabilizar o deslizamento pra regulagem. Vejam aqui meu primeiro modelo, onde fiz o corte - foi um sacrifício fazê-lo (com as ferramentas que tinha disponível, claro):



Quando um segundo modelo em alumínio fiz um suporte que deslizava por fora da haste de metal onde se prende a câmera:



Nos dois casos deu muito trabalho, então percebi que o melhor é furar direto no ponto adequado ao ponto nodal e é o que tenho hoje, a haste com dois furos, um para cada uma das duas lentes que uso.

É legal ver outros modelos pra ter uma inspiração. Pode ser mais fácil pra uns trabalhar com madeira, metal ou mesmo acrílico como você fez. Vejam esse aqui de madeira:

http://www.worth1000.com/tutorials/161123/tutorial

E ainda esse aqui, super elaborado:

http://www.scotthendershot.com/Panohead ... noHead.htm

Pessoalmente prefiro os mais simples. Modelos mais complexos vão exigir melhores ferramentas e/ou mais habilidade e trabalho e não necessariamente funcionarão melhor. Em geral ficam até mais difíceis de usar. Claro que nem todo mundo vai ter o espírito engenhoqueiro pra fazer uma, mas minha ideia lá no tutorial que comecei a fazer é sugerir um modelo que possa se fazer com o mínimo possível de ferramentas e só com ferramentas simples. Acho que a mais complexa seria uma serra de metal - fico na dúvida do que as pessoas podem achar mais difícil de usar, uma furadeira ou uma serra de metal manual.

Já tenho mais fotos e vou ver se complemento mais um bocado o tutorial durante esse fim de semana, tô de molho mesmo...

Abs, Cartola.

Responder