Oi Tiago,
faltou dizer o que você está usando pra costurar. Não consegui ver as fotos de onde estou, pois estão sendo bloqueadas pelo firewall da empresa.
Já viu esse post aqui?
No Hugin você pode tentar alguns caminhos:
1. Fazer como no post acima citado, tentando deixar a foto retilinear pra juntar com a face do cubo ou mesmo com a montagem inicial da equirretangular
2. Tentar juntar direto, mas essa foto tem que ser configurada com uma nova lente, diferente da usada nas outras imagens. Clique com o botão direito do mouse sobre ela na aba de Fotos pra isso. Aí pode ir otimizando só essa foto e lente e tentar inclusive otimizar a translação. No PTGui isso seria a
otimização do Viewpoint da imagem/lente, algo que também
já foi comentado por aqui, acho que em outros posts também.
Atualmente eu tenho usado o
philopod e o nadir já sai pronto direto, ficando no máximo um ponto correspondente ao chumbinho de pesca, não maior que uma moeda e facilmente removível, mas nem sempre o faço. Se não me engano esse seu conjunto câmera + lente seria viável com o
philopod.
Sinceramente acho mais prático o philopod do que nivelar e usar o nadir adapter da nodal ninja, mas você pode também se certificar de que está usando ele corretamente. O ideal é se certificar que a haste central do tripé está vertical nivelando o conjunto, fazer as fotos e antes de deslocar o tripé marcar o chão exatamente embaixo, na vertical correspondente ao eixo de giro. Isso pode ser feito com uma linha pendurada que indicará o ponto no chão onde pode marcar com uma moeda, por exemplo. Depois desloca o tripé e com o adaptador do nadir coloca a câmera pra fora do tripé virada pra baixo, apontando pra moeda. Posiciona então o conjunto exatamente sobre a moeda, vendo no visor da câmera se ela está no centro do frame da foto. Veja como consegui o mesmo resultado, e ainda melhor, sem as pernas do tripé, no
link que apontei ali em cima. Só que ao invés de seguir esse processo meio sujeito a falhas eu preferi acertar a perspectiva da foto no Hugin. Se o chão não permitir isso, por não ter linhas perpendiculares entre si, você pode tentar colocar pontos de referência com pequenos objetos, massa de modelar, etc.
Abs, Cartola.