nos últimos dias tenho trocado umas mensagens sobre publicadores nos comentários de um vídeo que postei no meu canal do youtube. No final aprendi sobre o Marzipano, um publicador gratuito, software livre, que publica compatível com dispositivos antigos (Flash) e HTML5 para dispositivos móveis, incluindo os iCoisas da Apple.
Hoje outro colega me mandou um email:
Então a dica serve pra ele também.Ola Cartola, meu nome é Felipe prazer, li seu tutorial no google está muito boa sua publicação, estou começando agora neste ramo.
Se possível gostaria de saber se têm algum visualizador gratuito que gera o códico html ou algum tipo de código para que eu possa jogar no meu site. Ou como fazer um código depois de ter feito a imagem em tour virtual, imersiva etc...
Obrigado !
O grande barato do Marzipano é que pode ser usado todo pela web, direto no navegador. Você acessa o Marzipano Tool, faz o upload de uma ou mais panorâmicas já costuradas em formato equirretangular (ou faces do cubo, acho) e ele gera a publicação pra você. Ainda na web você pode marcar pontos de informação e pontos de transição entre panorâmicas, montando a visita virtual. Quando terminar, baixa um arquivo ZIP com sua visita virtual pronta pra colocar no seu site ou abrir no navegador local. Vem ainda com dois servidores web, um pra windows outro pra Mac, caso precise acessar suas panorâmicas localmente, já que em alguns casos abrir direto no navegador pode não funcionar (notadamente em Flash em navegadores antigos precisaria liberar esse tipo de acesso na configuração do mesmo).
A personalização avançada é possível, mas já exige mais conhecimento de Javascript, CSS e HTML e deve ser feita depois de baixar a publicação pro seu computador.
Como é um software livre, não tem marca d'água, temos acesso a modificar tudo e é gratuito.
Concluindo, hoje em dia eu recomendaria o Marzipano para publicação em sites próprios. Já atualizei minha documentação

Abs, Cartola.