Oi pessoal!
Bom, primeiro queria parabenizar o Rodrigo pela sua pergunta, que evidencia que deu uma boa estudada antes e não chegou aqui já perguntando uma coisa vaga que precisaria de uma resposta gigante. Nesse sentido então, meu amigo, eu diria que não percebi "quão perdido você está" e sim que você já leu um bocado: isso é motivante pra quem se propõe a ajudar.
Eu não tive contato com o DJI Osmo, imagino que ele talvez faça o giro correto, mas que ainda daria algum trabalho para costurar.
Em tese é possível costurar uma panorâmica da esfera completa com fotos feitas com qualquer câmera, desde que o giro seja feito corretamente usando o ponto SEP. A recomendação da 8mm vai justamente na linha da praticidade, que pra um negócio significa viabilidade. Como tempo é dinheiro num negócio, não é viável ficar 10 horas costurando uma foto.
O tempo de costura necessário vai ser maior se o giro for menos preciso, pois vão ocorrer mais erros de perspectiva. O tempo também tende a aumentar com lentes mais fechadas, pois vão ser necessárias mais fotos e, portanto, vão ter mais lugares sujeitos a erros. A lente mais fechada também aumenta a chance de ocorrerem fotos sem pontos de controle visíveis, o que dificulta a costura. Numa sala, por exemplo, com uma lente 18mm, possivelmente você vai acabar fazendo algumas fotos que serão apenas um pedaço de parede branca, dificultando um pouco a costura e aumentando o tempo.
Seguindo a linha da praticidade e pensando que num imóvel, em geral, não é necessário oferecer zoom ao usuário (o que precisaria de uma foto com mais resolução) eu recomendaria, por enquanto, a Ricoh Theta S. Aqui tem
um exemplo de visita virtual que encontrei dizendo ter sido feito com ela. Acho que está bem feito e possivelmente foi bem trabalhado, regulando a exposição manualmente (o que ela permite) e tratando a foto depois. Acho que se simplesmente apertar o botão pode não ter resultados tão bons.
O mercado, porém, está evoluindo rápido. Acho que não vai demorar pra Ricoh lançar um modelo novo de câmera, pois a
Samsung já está lançando a Gear 360°, que já se encontra a venda nos EUA em alguns lugares que trazem da Coréia do Sul (Amazon e Ebay, por exemplo) e a Nikon prometeu pra outubro o lançamento da sua
Key Mission 360°. Essas duas tem vídeo de 4k (enquanto a Theta é apenas full HD) e imagino que tenha fotos maiores que a Theta também.
Pode parecer muito, mas pra um vídeo 360°, full HD é pouco. Acho que 4k ainda é pouco, pois na verdade a gente não vai olhar pros 4k ao mesmo tempo, provavelmente vamos olhar pra uma área de 1/5 desse vídeo de cada vez. O mesmo vale pra foto, então uma foto 360° tem que ter pelo menos uns 32 megapixels pra ficar boa (8.000 x 4000).
Em resumo eu recomendaria, pro seu caso, essas câmeras mais práticas. Se estiver com pressa pode ir pra Theta, se puder comprar lá fora ou esperar pense na Samsung ou na Nikon.
Abs, Cartola.